quarta-feira, 12 de maio de 2010

QUEM SOU COMO PROFESSOR APRENDIZ?

Diante do novo contexto da educação, cada vez mais instrumentalizada com as TIC, não podemos deixar de pensar no papel e função do professor atual, que é desafiado a assumir uma postura ativa, criar estratégias que propiciem ao aluno desenvolver processos de aprendizagem por meio dessas tecnologias. O professor deixa de ser um transmissor do conhecimento adquirido e assume o papel de um orientador, sem mais ter de ensinar em situação solitária, mas sim colaborativamente, ao lado de seus alunos.
Hoje, o educador precisa ter em mente que o mais importante para a educação é a melhoria da aprendizagem do aluno e sua formação humana e cidadã. Por isso, é importante integrar as velhas e novas mídias de acordo com as condições de acesso às tecnologias e suas características conforme se integram aos objetivos pedagógicos almejados.
Para que o professor avance na utilização inovadora das tecnologias na educação, é fundamental que haja capacitação de docentes, gestores, funcionários e alunos quanto ao domínio técnico e pedagógico. A capacitação técnica nos torna mais competentes no uso de cada programa. A capacitação pedagógica nos ajuda a encontrar pontes entre as áreas de conhecimento em que atuamos e as diversas ferramentas disponíveis, tanto presenciais como virtuais. Essa capacitação não pode ser pontual e sim de forma contínua.
Eu enquanto professor aprendiz preciso está acompanhando toda evolução que se encontra no campo tecnológico e educacional. Eu preciso buscar alternativas para atender todas as diversidades existentes na escola, sem favorecer ou excluir alguém, algum aluno. Eu preciso usar todos os recursos que as TIC nos oferecem a favor da aprendizagem significativa dos alunos, como forma de conquistá-los.

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